segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ouro e suas propriedades naturais

Olá, como prometido segue curiosidades sobre o Ouro.

O nome ouro vem do latim, “Aurum”.




O ouro é um metal original e não é valorizado apenas pela sua raridade, mas também pela sua gama de cores encantadoras,. Também o seu carácter distinto e do seu suave brilho metálico, a sua resistência a manchas, e a sua exequibilidade. O ouro é tão suave e maleável que uma Onça (28,35g) pode ser estendida em um fio de 1.609 km de comprimento se for martelado em uma folha, e de tão fino que se pode tornar pode chegar a cobrir 100 metros quadrados.
Na sua forma pura, o ouro é um metal amarelo brilhante e é relativamente inactivo quimicamente.
Símbolo químico – Au,
Densidade – 19,4
É também um dos mais pesados dos metais comuns – duas vezes mais pesados, como prata ou chumbo. Porque o ouro é quimicamente inerte, resiste a oxidação e outras mudanças que diminuem o brilho de outros metais.
Inúmeros artefatos antigos atestam a popularidade do ouro e sua versatilidade. O ouro, uma das suas propriedades naturais  é o facto de ser o mais maleável e dúctil dos metais, o ouro, convidou as altas qualificações de artesãos e artífices todos através dos tempos. Por milhares de anos o ouro foi forjado em artigos de decoração, em ícones religiosos e talismãs, e, claro, moldado e formado em moeda corrente.
Como um símbolo de beleza, nobreza e constância, o ouro foi valorizado e até mesmo venerado Guerras foram travadas e nações conquistadas para o ouro. Decido ao seu alto valor excepcional, o ouro em todas as suas formas, desde sempre se impôs com regras e normas, exigindo assim um sistema de pesos e padronização de pureza. Não é de surpreender que a necessidade de análise e consideração de ouro levou à invenção do primeiro escalas e saldos.
ouro e suas propriedades naturais são tão distintas que atraem ao seu uso na Joalharia e Ourivesaria com adornos, segundo reza a história, já desde o ano 4000 ac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário